terça-feira, 25 de maio de 2010

5 melhores cenas românticas

Filme de romance, comédia romântica, drama com romance, ficção científica com romance e até suspense com romance é o que não falta por aí!! É tática básica de muito autores e diretores conquistar o público colocando uma pitada de love is in the air nas tramas. Porém algumas cenas em específico são elaboradas de uma maneira especial que tocam de verdade o público. Aqui vai algumas delas:

5 - Serenata de Ashton Kutcher em De repente é amor
Talvez essa tenha sido uma das piores declarações que alguém já viu acontecer. O cara é bobo, não sabe tocar direito, canta mal, desafina, e ainda interrompe a fala da moça para ele não ficar ainda mais nervoso na serenata!! O pior é que é justamente esse conjunto que deixa a cena uma das melhores já feitas. Cada detalhe, desde a escolha da canção do Bon Jovi, a platéia de vizinhos interessados e a reação sem graça da moça tornam a cena redondinha e fofa, muito fofa! O filme não é o melhor do mundo, mas vale a pena por cenas específicas como essa serenata ou a foto do casal pelado de noite (só quem assistiu para entender). Ashton é um ator requisitadíssimo por comédia romântica e em cada uma dessas é reservado uma cena romântica especial para o final (geralmente em todos os filmes ele é um babaca o filme inteiro e depois se redime), mas essa, entre todas do mocinho, é a minha preferida.

4 - O beijo na chuva em Diário de uma Paixão
Não dá para falar de romance sem falar de Diário de uma Paixão. Para mim é o melhor romance já feito nos últimos tempos, lindo demais. Nunca antes um filme tinha conquistados tantos elogios da crítica, inclusive dos homens (espectadores menos assíduos de romances), mas vou deixar pra falar mais do filme em si quando eu fizer aqui a lista dos melhores romances (já estou trabalhando nela). A cena do beijo na chuva é especial porque representa bem a situação de quando não dá mais para segurar o impulso da paixão. Simplesmente o casal não consegue que aquele encontro seja algo informal entre amigos e revive tudo seu histórico em um beijo. Nem preciso dizer que se você não assistiu esse filme vá correndo para a locadora nesse exato momento!

3 - O pedido de casamento de Ben Afleck em Ele não está Tão a fim de Você
Como fazer uma lista de melhores cenas românticas sem citar nenhuma cena de pedido de casamento... não dá né! Eu queria colocar aqui uma cena de pedido de casamento, então pensei em várias como a do filme Doce Lar em que o homem fecha a Tiffany´s para que sua futura esposa escolha um anel, mas eu realmente não gosto desse filme, não gosto da personagem, não acho que ela mereça, não gosto da maneira que a história é narrada e muito menos gosto do final. Também pensei em colocar aqui a cena de Ligeiramente Grávidos em que um homem apaixonado e pobre faz a proposta de casamento com uma caixinha de jóias vazia, mas também não caberia aqui porque o enfoque dessa postagem é o romance e não a comédia. Então escolhi essa por um motivo: provar que não precisa gastar um monte de dinheiro, parar uma multidão para um discurso, colocar um outdoor, falar no rádio ou na tv, passar um avião com uma faixa de declaração; basta fazer o pedido no momento certo, simples assim!

2 - Choro de Jude Law em O amor não tira Férias
Essa cena até rendeu eleição de melhor ator de romance para Jude Law em comentários desse blog. Ela é fantástica! Tudo bem, todo mundo sabia que Cameron Diaz não ia embora e deixar sua paixão para trás. Todos esperavam que ela pedisse que aquele taxi desse meia-volta. Agora, quem esperava que ao abrir a porta ela iria dar de cara com Jude Law com a cara inchada de tanto chorar!! Eu vi esse filme no cinema e nessa cena eu ouvi vários suspiros femininos como eu nunca havia visto em uma sala de cinema antes! Não dá para segurar o suspiro com uma cena desse, e vamos também vamos dar créditos a interpretação dos atores que fizeram a cena ficar perfeita!

1 - Heath Ledger cantando "Can´t take my eyes off of you" nas escadarias da escola em 10 Coisas que eu Odeio em Você
Eu não queria que em uma seleção de 5 cenas, duas fossem serenatas! Até porque eu acho serenata algo meio vergonhoso, tanto para quem está fazendo, quanto para quem está recebendo. O fato é que boa parte das pessoas que curtem um bom romance ou principalmente uma boa comédia romântica já esperavam que essa fosse a cena principal. Ela é a cena mais clássica de comédias românticas já feita, todos (ou melhor, todas) lembram dela! É a melhor de todas, eu diria que será muito difícil alguém alcança-la!

E vocês, qual cena acham que deveria estar por aqui? Eu estou me divertindo muito em cada atualização desse blog, espero que vocês se divirtam também =)

segunda-feira, 17 de maio de 2010

As melhores animações modernas

Nós crescemos vendo cinderela, a bela adormecida, pinoquio, bambi, dumbo, a bela e a fera, branca de neve e tantos outros super clássicos da Disney. Depois a animação passou por uma fase meio ruim. Parece que tudo o que tinha para ser inventado já estava esgotado e foram lançando filmes que hoje a gente nem se lembra mais. Até que surgiu uma nova fase, uma chuva de animações muito criativas e hilárias que ficou ate difícil de fazer uma lista selecionando as melhores. As animações estão de vento em popa ainda, mas vamos fazer uma lista do que lançaram até agora...

7 - Os sem floresta (over the hedge - 2006)
Os animaizinhos da floresta acordam de suas longas hibernações e dão de cara com uma enorme construção no lugar de seu habitat natural. Essa construção é de um condomínio de casas, o que obriga os animais a conviver diretamente com os humanos. No começo os animais se assustam não só com a construção, mas como os hábitos de vida dos humanos, até que eles aprendem a tirar proveito da situação arrancando boas risadas da platéia. O filme é ótimo, muito engraçado, as horas passam sem nem a gente perceber. O clímax é o animalzinho já agitado movimentando-se ainda mais por causa do café! Imperdível!

6- Up- Altas aventuras (Up - 2009)
Duas crianças fãs de um explorador francês crescem com o sonho de visitarem o paraíso das cachoeiras, um lugar inexplorado na América do sul. Eles se casam e o sonho é adiado sempre por coisas da vida. Quando Carl fica viúvo, resolve não adiar mais seu sonho e vai para o paraíso das cachoeiras, mas lá ele  passa por altas aventuras inesperadas. Esse é o filme mais atual dessa lista, ganhador de 2 merecidas estatuetas do Oscar nesse ano. Ganhou, claro, por melhor animação e melhor trilha sonora, que realmente é ótima! Esse filme para mim tem a mais tocante cena de animação já feita: com apenas imagens e música de fundo a vida do casal vai sendo contada. Quem ainda não assistiu, não perca tempo!

5- Madagascar (Madagascar - 2005; Madagascar 2 - 2008)
Um leão mimado, uma hipopótamo cheia de auto-estima, uma zebra descolada e um girafa hipocondríaca vivem no zoológico de NY. Por ocasião do destino os 4 animais fogem desse zoológico e vão parar na ilha de Madagascar. Não é a toa que o filme já tem sua segunda versão e tem a terceira prevista para os próximos anos. Madagascar é super divertido e muito criativo!! A versão 2 é ainda quase melhor que a primeira que já era ótima!! Afinal, quem é que não foi ver essa animação no cinema e não quis dar uma remexidinha ao som de "Eu me remexo muito (I like to moving, moving)".


4- Toy Story (Toy Story - 1995; Toy Story 2 - 1999)
Os personagens da trama são os brinquedos de Andy, um menino de 8 anos. Assim, quando brinquedos se tornam os personagens, a imaginação pode ir longe!! Tem o boneco cowboy, o astronauta, a boneca cowboy, um dinossauro, um cofrinho em formato de porco e assim vai. A mais antiga das animações modernas. Para mim, Toy Story é um divisor de águas na animação, de onde os desenhos deixaram de ser puramente ingênuos e infantis para ter tiradas mais hilárias e contextualizadas. Uma versão 3D de Toy Story será lançada esse ano e já tem um público ansioso aguardando.


3- A era do gelo (Ice age - 2002; Ice age 2: The meltdown - 2006; Ice age 3: Dawn of the Dinosaurs - 2009)
As animações se passam a 20 mil anos atrás, quando tudo era frio e não havia muitas espécies na terra. Os três filmes são exibidos em dois focos: o primeiro contando a história de uma preguiça falante, um mamute ranzinza e um tigre furioso; o outro contando a história de um esquilo neurótico tentando proteger a sua noz. Parece algo sem pé nem cabeça, e é! Assim mesmo deve (ou devem, porque os 3 filmes são ótimos) ser a história sem pé nem cabeça mais divertida ever!! O primeiro, quando foi lançado fez muito mais sucesso que o esperado, fazendo a Fox parar alguns projetos já correntes para gravar a continuação. O terceiro filme da série bateu a bilheteria até do Titanic.

2- Procurando Nemo (Finding Nemo - 2003)
Pensei um bom tempo se esse seria o primeiro ou o segundo dessa lista. Acabei dando a premiação de primeiro lugar ao Shrek por este estar indo para sua quarta edição esse ano, enquanto o nemo ficou em uma versão alvulsa. Também, só com o que foi feito nesse filme já era suficiente para ele ficar inesquecível mesmo sem fazer nenhuma continuação. A animação conta a história de Marlyn, um peixe-palhaço que percorre todo o oceano atrás de seu filho, nemo, que foi parar na Austrália. Marlyn segue a viagem na compania de Doris, uma peixe com perca de memória recente. Não tem nem o que falar sobre esse filme, é uma obra-prima da animação, talvez a melhor de todas, excelente!!

1- Shrek (Shrek - 2001; Shrek 2 - 2004; Shrek the tird - 2007; Shrek forever after - 2010)
A triologia (que se tronará um quarteto este ano) conta a história de um ogro que vive em um pântano. Ele se apaixona por uma princesa que, devido a um encanto, de dia é linda, mas de noite vira, também, uma ogra. Na primeira animação eles se casam (o que faz a princesa tomar sua forma de ogra 24h por dia), no segundo é hora do ogro ser apresentado ao reino e no terceiro dele se tornar um rei. Shrek e Fiona são acompanhados pelo burro mais falante do mundo e, a partir do segundo, pelo gato de botas (para mim o melhor personagem, Antonio Banderas se superou nesse). O filme faz referência a vários outros como branca de neve, os três porquinhos, as panteras, hobin hood entres outros. Shrek é outra animação que dispensa comentários. A mais criativa e engraçada já feita!

E aí, gostaram da seleção? Dêem suas opiniões ;)

quarta-feira, 12 de maio de 2010

As 15 melhores comédias românticas da atualidade

Para apresentar meu novo blog, cada postagem terá um tema principal, pelo menos um sub-tema relacionado e uma enquete!! Divirtam-se!!

Bom, para começar essa postagem já vou avisando que fiz essa seleção desconsiderando tudo o que veio antes de 1990. Isso porque tudo feito no cinema antes de 1990 é melhor do que feito depois. Um exemplo bem claro disso é que no natal do ano passado ganhei o Best Seller 1001 filmes que você tem que ver antes de morrer! O livro é o máximo, mas dá para contar nos dedos das mãos os filmes desse livro que são desse século!! Vamos dizer que ao longo do tempo o cinema foi entrando em uma onda anti-cult, ou seja, fazer filmes menos complexos e inteligentes para filmes com mais distração, puro lazer e diversão sem a preocupação de acrescentar muito em sua vida. É claro que chega a ser um sacrilégio fazer uma lista das melhores comédias românticas sem “Quanto mais quente melhor” ou “Harry & Sally feitos um para o outro” (aliás recomendo os dois, o primeiro é provavelmente a melhor comédia romântica ever e o segundo mostra uma relação entre amor e amizade fantástica), mas meu objetivo não só nessa postagem, mas como nesse blog é tentar fazer a seleção dos filmes não-cults. Vou procurar não colocar aqui o lixo do cinema, pelo contrário, selecionarei aqueles filmes que merecem algum destaque no cenário moderno. E se você é daqueles que ODEIAM comédias românticas, por favor, não perca seu tempo lendo a seleção, muito menos me xingando, deixe para quem gosta do gênero dar suas opiniões!! Aliás, para os fiéis espectadores de comédias românticas eu quero sim opiniões, nem que sejam negativas, também quero saber de vocês quais nomes deveriam estar aqui e não estão; e quais jamais deveriam estar por aqui!!

15- P.S. Eu te amo (P.S. I Love you – 2007) –  Hilary Swank, Gerald Butler
Selecionei esse filme não por achar o mais engraçado nem o mais romântico de todos os tempos, mas pela originalidade do roteiro. Um jovem casal vive entra tapas e beijos em NY. Tudo até então parece ir na direção de todos os romances do universo apresentados no cinema. Porém Gerry descobre que tem uma grave doença e está com seus dias contados (sim o mocinho morre logo no início do filme). Então o rapaz resolve escrever cartas que misteriosamente vão parar na mão de sua esposa, Holly, depois de sua morte. As cartas vão guiando a vida da moça por algum tempo de sua viuvez. Destaque para as paisagens irlandesas!!

14- Tenha Fé (Keeping the Faith – 2000) - Edward Norton, Ben Stiller, Jenna Elfman
O filme não é muito famoso nem comentado, mas pode botar fé, é uma delicinha. Brian, Jake e Anna são amigos de infância em NY. Porém na oitava série o pai de Anna consegue um emprego na Califórnia e a garota tem que se mudar de cidade. Brian e Jake continuam grandes amigos e depois de adultos acabam se tornando, respectivamente, padre e rabino, ambos muito populares. Anos mais tarde Anna aparece em NY a negócios e entra em contato com seus velhos amiguinhos de infância. A chegada balança os corações de ambos: do padre Brian e do rabino Jake, mas padres não podem ser casar nem ter relacionamentos, já rabinos podem. O destaque são as ensolaradas paisagens de NY apresentadas no filme, a fofura do padre e a transformação do baixinho, feinho do Ben Stiler em um cara charmoso!

13- Uma linda mulher (Pretty Woman – 1990) – Julia Roberts, Richard Gere
Esse é só para vocês não dizerem que eu não coloquei nenhum clássico por aqui, hehe!! Brincadeira a parte, esse filme dispensa comentários. O roteiro pode ser o mais clichê possível: um homem bonito e rico contrata uma prostituta por uma semana e acaba se apaixonando por ela. Apesar do clichê é inadmissível não assistir esse filme, ele tem toda a essência de um bom e clássico romance. Destaque para a atuação de Julia Roberts, a cena dela mandando uma banana para a vendedora da loja chique que a desprezou é impagável!!


12- Como se fosse a primeira vez (50 first dates – 2004) – Adam Sandler, Drew Barrymore
Um veterinário muito simpático e adorado pelos turistas do Hawaí conhece uma moradora local e se apaixona. O detalhe é que a tal moradora sofre de perda de memória recente, seqüela de um grave acidente de carro. Cada vez que a moça dorme ela se esquece de tudo o que ocorreu no dia anterior, fazendo com que seu admirador tenha que reconquistá-la todos os dias. O filme arranca boas risadas, tem paisagens de tirar o fôlego e faz qualquer garota suspirar e pensar “Será mesmo que existe amor nesse nível”



11- Ele não está tão a fim de você (He's Just Not That Into You – 2009) - Jennifer Aniston, Drew Barrymore, Ben Affleck, Scarlett Johansson, Jennifer Connelly, Justin Long, Kevin Connolly, Bradley Cooper
Com um batalhão de artistas famosos, o filme conta algumas histórias de relacionamentos confusos paralelamente. O filme faz você sentir raiva, nervoso, vergonha alheia, faz você ficar surpresa e até arrancar umas lagrimazinhas de seus olhos. A história principal é a de Gigi, uma mulher DESESPERADA atrás de homem, muito bem interpretada por Ginnifer Goodwin, que, para mim, é o destaque do filme.




10- Verdade nua e crua (The ugly truth – 2009) - Katherine Heigl, Gerald Butler
Está aqui a história que as mulheres odeiam e os homens tem alguma chance de gostar. Um apresentador de um programa de TV tem seu foco em destacar a realidade entre os relacionamentos de homens e mulheres, que, para ele, consiste somente em sexo. Ele descarta qualquer outro interesse que um homem tenha em uma mulher a não ser sexo. Ele então é desafiado pela romântica produtora de TV que acaba tendo que produzir seu show. Aí começa um desafio mutuo: o dele de provar para ela que tudo se resume a sexo e o dela de provar para ele que o amor existe. A capa deste filme, para mim, é a parte mais sensacional dele!

09- Alguém tem que ceder (Something's Gotta Give – 2003) -   Jack Nicholson, Diane Keaton, Keanu Reeves, Amanda Peet
Uma mulher na idade da menopausa tem que uma decisão a tomar: ficar com um jovem médico, lindo, solteiro e louco por ela ou com garanhão, solteirão de meia idade que até então namorava sua filha. A descrição parece patética, se a história não fosse tão divertida.  Jack Nicholson e Diane Keaton estão ÓTIMOS nesse filme. A cena do choro descontrolado dela ao levar um fora dele é uma das melhores cenas cômicas que eu já vi: ela fica chorando de tristeza lá e a gente fica chorando de tanto rir por aqui!



08- Como perder um homem em 10 dias (How to Lose a Guy in 10 Days – 2003) - Kate Hudson, Matthew McConaughey
Andie é uma determinada jornalista. Benjamin é um garanhão publicitário. Ela aposta que é possível fazer um homem apaixonado te esquecer em 10 dias. Ele aposta que pode conquistar qualquer mulher em 10 dias. É claro que as apostas dos dois lados não vão funcionar juntas e que muita risada vai rolar por conta disso. Kate Hudson faz você sentir vergonha alheia em várias cenas hilariantes do filme. É um clássico das comédias românticas atuais, quem não viu: veja!




07– 10 coisas que eu odeio em você (10 Things I Hate About You – 1999) - Heath Ledger, Julia Stiles
Impossível fazer uma lista das melhores comédias românticas sem colocar esta no meio! É a mais clássica de todas em minha opinião. Baseada nela surgiram pelo menos 100 comédias românticas, 50 cenas de seriados americanos e pelo menos 90% das temporadas da malhação. O bad-boy do colégio decide querer conquistar a menina durona e inacessível. A menina permanece o filme todo com essa cara do cartaz, irritante mas não impossível para quem fez até o coringa né! Pode ser uma história boba e totalmente previsível, mas quem não se lembra da cena de Heath Ledger cantando “I Love you baby” nas arquibancadas do ginásio do colégio. É a cena mais clássica das comédias românticas, com certeza.

06- Quem vai ficar com Mary (There's Something About Mary – 1998) - Cameron Diaz, Matt Dillon, Ben Stiller
Talvez o menos romântico e mais engraçado dessa lista. Eu amo esse filme, já assisti algumas vezes e em todas eu choro de dar risada. O título do filme diz tudo: Mary é a solteira mais cobiçada do pedaço, todos querem ficar com Mary, mas quem vai levar a parada é o que move as risadas. Matt Dillon está simplesmente ótimo (na atuação porque o personagem do moço é de deixar as bochechas vermelhas de tanta vergonha alheia)!




05- De repente 30 (13 going on 30 – 2004) - Jennifer Garner, Mark Ruffalo
Jenna é uma adolescente de 13 anos que odeia sua vida e quer se tornar uma garota descolada e popular. Então ela deseja ter 30 anos, ser bonita e bem sucedida. Num passe de mágica seu desejo é realizado e a adolescente acorda com 30 anos. Jenna então vê que no passado ela desprezou todos que se importavam com ela em busca do seu objetivo. Agora ela tem que correr atrás para concertar os erros cometidos. Esse filme é o mais infantil da lista, pra qualquer homem botar todos os defeitos do mundo! Não importa, eu AMO esse filme. Ele é muito fofo, um dos meus preferidos ever, assisto pelo menos uma vez por ano! Vale a pena conferir!

04- Jogo de amor em Las Vegas (What happens in Vegas 2008) - Cameron Diaz, Ashton Kutcher
Ele é despedido pelo próprio pai. Ela leva um fora do noivo na festa surpresa de aniversário que ela mesma fez pra ele. Os dois vão parar em Las Vegas. Os dois se conhecem, se divertem e acordam no dia seguinte casados e sem lembrar de nada que aconteceu no dia anterior. Eles estão decididos a pedir a anulação do casamento quando ele ganha milhões de dólares em uma máquina caça níquel com uma moeda dela. Os dois então são obrigados a morarem juntos e se comportarem como um casal para ficar com suas respectivas partes do dinheiro. Esse é um filme da lista que diverte mulheres e também os homens. Pode assistir com o namorado sem medo de levar um xingão. A disputa do casal é inacreditável e muito, mas muito engraçada.

03- Um lugar chamado Notting Hill (Notting Hill - 1999) – Julia Roberts, Hugh Grant
Òtimo romance que conta a história de uma poderosa e famosa atriz de cinema (o engraçado da história é que Julia Roberts parece fazer o papel dela mesma no filme) se apaixona por um cara comum na Inglaterra. Os cenários europeus dão um toque especial para a história, mas o melhor mesmo é a trilha sonora. A música “She” arranca lágrimas até das mais duronas. Esse é outro filme que eu vejo todo ano sem enjoar nunca de já ter visto.




02- O Diário de Bridget Jones (Bridget Jones Diary - 2001) -  Renné Zellweger, Colin Firth, Hugh Grant
Mais um filme onde o cenário europeu e a trilha sonora dão um toque especial. Porém nem de longe esse é o motivo pelo qual ele está quase no topo da lista. Quem rouba a cena aqui é Renné Zellweger que faz a melhor interpretação de uma personagem de comédia romântica que eu já vi! Ela foi (tanto nesse, quanto na continuação) demais! Bridget Jones é uma solteira encalhada e, principalmente, desastrada (vou reduzir a esses adjetivos para não avacalhar de vez com a personagem) que é disputada (a socos) por dois charmosos solteirões. A diferença é que um deles gosta da moça e o outro é um conquistador barato. O filme é demais, imperdível!!


01- O casamento do meu melhor amigo (My Best Friend´s Wedding – 1997) - Julia Roberts, Dermot Mulroney, Cameron Diaz
Julianne é convidada para o casamento de seu melhor amigo Michael. Porém a moça é apaixonada pelo rapaz e faz de tudo para acabar com o noivado. A razão dela ser a melhor de todas na minha opinião é pela simplicidade e simpatia da história. Também gostei do desfecho. O destaque de tudo, porém, são as cenas trage-cômicas ao decorrer do filme. Fica até difícil de escolher por quem torcer. A cena do karaokê “I Just don´t know what to do with my self” protagonizada por Cameron Diaz, a cena de todos cantando juntos a mesa “Forever, and ever, you'll stay in my heart, and I'll love you” e, principalmente, a cena da discussão da noiva com a melhor amiga do noivo em um banheiro público são impagáveis!

Bom, no final das contas escolher os filmes da lista não foi uma missão difícil, a parte difícil foi escolher a posição de cada um na lista e justificar as escolhas. Espero que gostem, dêem suas opiniões (nem que seja no MSN diretamente pra mim, hehehe) e assistam a lista (se é que já não assistiram ela toda)! E para finalizar vou deixar vocês (no caso as garotas) com uma perguntinha: Para vocês, qual é o maior galã de comédias românticas?