segunda-feira, 17 de maio de 2010

As melhores animações modernas

Nós crescemos vendo cinderela, a bela adormecida, pinoquio, bambi, dumbo, a bela e a fera, branca de neve e tantos outros super clássicos da Disney. Depois a animação passou por uma fase meio ruim. Parece que tudo o que tinha para ser inventado já estava esgotado e foram lançando filmes que hoje a gente nem se lembra mais. Até que surgiu uma nova fase, uma chuva de animações muito criativas e hilárias que ficou ate difícil de fazer uma lista selecionando as melhores. As animações estão de vento em popa ainda, mas vamos fazer uma lista do que lançaram até agora...

7 - Os sem floresta (over the hedge - 2006)
Os animaizinhos da floresta acordam de suas longas hibernações e dão de cara com uma enorme construção no lugar de seu habitat natural. Essa construção é de um condomínio de casas, o que obriga os animais a conviver diretamente com os humanos. No começo os animais se assustam não só com a construção, mas como os hábitos de vida dos humanos, até que eles aprendem a tirar proveito da situação arrancando boas risadas da platéia. O filme é ótimo, muito engraçado, as horas passam sem nem a gente perceber. O clímax é o animalzinho já agitado movimentando-se ainda mais por causa do café! Imperdível!

6- Up- Altas aventuras (Up - 2009)
Duas crianças fãs de um explorador francês crescem com o sonho de visitarem o paraíso das cachoeiras, um lugar inexplorado na América do sul. Eles se casam e o sonho é adiado sempre por coisas da vida. Quando Carl fica viúvo, resolve não adiar mais seu sonho e vai para o paraíso das cachoeiras, mas lá ele  passa por altas aventuras inesperadas. Esse é o filme mais atual dessa lista, ganhador de 2 merecidas estatuetas do Oscar nesse ano. Ganhou, claro, por melhor animação e melhor trilha sonora, que realmente é ótima! Esse filme para mim tem a mais tocante cena de animação já feita: com apenas imagens e música de fundo a vida do casal vai sendo contada. Quem ainda não assistiu, não perca tempo!

5- Madagascar (Madagascar - 2005; Madagascar 2 - 2008)
Um leão mimado, uma hipopótamo cheia de auto-estima, uma zebra descolada e um girafa hipocondríaca vivem no zoológico de NY. Por ocasião do destino os 4 animais fogem desse zoológico e vão parar na ilha de Madagascar. Não é a toa que o filme já tem sua segunda versão e tem a terceira prevista para os próximos anos. Madagascar é super divertido e muito criativo!! A versão 2 é ainda quase melhor que a primeira que já era ótima!! Afinal, quem é que não foi ver essa animação no cinema e não quis dar uma remexidinha ao som de "Eu me remexo muito (I like to moving, moving)".


4- Toy Story (Toy Story - 1995; Toy Story 2 - 1999)
Os personagens da trama são os brinquedos de Andy, um menino de 8 anos. Assim, quando brinquedos se tornam os personagens, a imaginação pode ir longe!! Tem o boneco cowboy, o astronauta, a boneca cowboy, um dinossauro, um cofrinho em formato de porco e assim vai. A mais antiga das animações modernas. Para mim, Toy Story é um divisor de águas na animação, de onde os desenhos deixaram de ser puramente ingênuos e infantis para ter tiradas mais hilárias e contextualizadas. Uma versão 3D de Toy Story será lançada esse ano e já tem um público ansioso aguardando.


3- A era do gelo (Ice age - 2002; Ice age 2: The meltdown - 2006; Ice age 3: Dawn of the Dinosaurs - 2009)
As animações se passam a 20 mil anos atrás, quando tudo era frio e não havia muitas espécies na terra. Os três filmes são exibidos em dois focos: o primeiro contando a história de uma preguiça falante, um mamute ranzinza e um tigre furioso; o outro contando a história de um esquilo neurótico tentando proteger a sua noz. Parece algo sem pé nem cabeça, e é! Assim mesmo deve (ou devem, porque os 3 filmes são ótimos) ser a história sem pé nem cabeça mais divertida ever!! O primeiro, quando foi lançado fez muito mais sucesso que o esperado, fazendo a Fox parar alguns projetos já correntes para gravar a continuação. O terceiro filme da série bateu a bilheteria até do Titanic.

2- Procurando Nemo (Finding Nemo - 2003)
Pensei um bom tempo se esse seria o primeiro ou o segundo dessa lista. Acabei dando a premiação de primeiro lugar ao Shrek por este estar indo para sua quarta edição esse ano, enquanto o nemo ficou em uma versão alvulsa. Também, só com o que foi feito nesse filme já era suficiente para ele ficar inesquecível mesmo sem fazer nenhuma continuação. A animação conta a história de Marlyn, um peixe-palhaço que percorre todo o oceano atrás de seu filho, nemo, que foi parar na Austrália. Marlyn segue a viagem na compania de Doris, uma peixe com perca de memória recente. Não tem nem o que falar sobre esse filme, é uma obra-prima da animação, talvez a melhor de todas, excelente!!

1- Shrek (Shrek - 2001; Shrek 2 - 2004; Shrek the tird - 2007; Shrek forever after - 2010)
A triologia (que se tronará um quarteto este ano) conta a história de um ogro que vive em um pântano. Ele se apaixona por uma princesa que, devido a um encanto, de dia é linda, mas de noite vira, também, uma ogra. Na primeira animação eles se casam (o que faz a princesa tomar sua forma de ogra 24h por dia), no segundo é hora do ogro ser apresentado ao reino e no terceiro dele se tornar um rei. Shrek e Fiona são acompanhados pelo burro mais falante do mundo e, a partir do segundo, pelo gato de botas (para mim o melhor personagem, Antonio Banderas se superou nesse). O filme faz referência a vários outros como branca de neve, os três porquinhos, as panteras, hobin hood entres outros. Shrek é outra animação que dispensa comentários. A mais criativa e engraçada já feita!

E aí, gostaram da seleção? Dêem suas opiniões ;)

3 comentários:

  1. TOY STORY 2 IS THE BEST ONE!!!!!!!!!!!!!!!!
    Contando os segundos pra estréia do 3! AMOOO!

    ResponderExcluir
  2. A Era do Gelo é muito bom!!!Os ambientes são visualmente muito criativos e bem produzidos! Tirando a enorme semelhança de roteiro dos filmes "Montros S.A" e "Shrek".....rs
    O "Procurando Nemo" também é muito fofo. Até hoje os olhos enchem de lágrima se eu assistir o filme...huahuahua

    ResponderExcluir
  3. Shrek Para Sempre
    Estréia: sexta-feira, 9 de julho de 2010
    ebaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir